Tipos de Ultrassom para Gestantes

Os vários tipos de ultrassom para gestantes são exames pré-natal muito importantes da atualidade, que são realizados para determinar o desenvolvimento fisiológico do feto e identificar condições anormais, avaliar a anatomia do cordão umbilical, placenta, útero e líquido amniótico, e também servem para determinar o método do parto.

O primeiro ultrassom indicado, é realizado por volta da terceira semana de gestação e é um exame transvaginal  (que é realizado por meio de uma sonda vaginal). Este teste permite confirmar a gravidez, determinar o número de fetos e monitorar o batimento cardíaco do embrião.

Para uma avaliação mais abrangente da saúde da futura mãe e do bebê, um exame de triagem é necessário, este exame  inclui um teste de sangue para hormônios e um ultrassom de triagem especializado.

O Ministério da Saúde aconselha que seja realizada uma ultrassonografia a cada trimestre seguindo o cronograma abaixo:

  • No primeiro trimestre – entre a 11ª e a 14ª semana;
  • No segundo trimestre – entre a 18ª e a 21ª semana;
  • No terceiro trimestre – entre a 30ª e a 34ª semana.

No entanto, não se assuste se o seu obstetra prescrever alguns exames adicionais, pois, na presença de certas condições, o número de ultrassonografias pode aumentar para acompanhar a dinâmica do desenvolvimento fetal.

Agora, vamos examinar mais de perto que tipo de informação que cada ultrassonografia trimestral vai apontar:

Primeiro Ultrassom Trimestral

[caption id="attachment_822" align="aligncenter" width="600"]tipo de ultrassom tipos de ultrassom[/caption]

O primeiro ultrassom trimestral será realizado entre a 11ª e a 14ª semana. Os indicadores a serem pesquisados são:

  • Idade gestacional exata;
  • O desenvolvimento do bebê;
  • O medidas do bebê: perímetro cefálico, altura, tamanho dos membros, simetria do cérebro, CTE (cóccix - tamanho parietal), largura do colo cervical (indicando malformações);
  • Função cardíaca e medição da frequência cardíaca;
  • Localização e estrutura do córion(membrana extra-embrionária que existe durante a gravidez e que forma a parede externa dos blastocisto);
  • A estrutura e o tônus ​​do útero, a identificação de anomalias de seu desenvolvimento.

A importância deste estudo está em ajudar a identificar várias patologias cromossômicas de uma criança, com: síndrome de Down, síndrome de Patau, síndrome de Edwards.

[caption id="attachment_1257" align="aligncenter" width="711"]Papinha para o bebê Mais de 1000 Downloads Realizados. Baixe voce também![/caption]

Segundo Ultrassom Trimestral

A segunda ultrassonografia é realizada por volta da 18ª e a 21ª semana. O objetivo principal deste exame é uma avaliação detalhada da anatomia do feto, todos seus órgãos e sistemas, bem como a identificação de malformações congênitas.

Os indicadores a serem pesquisados são:

  • O tamanho do feto (fetometria), a conformidade dos parâmetros com a idade gestacional;
  • Identificação de retardo de crescimento intrauterino;
  • O tamanho e localização da placenta, determinação do grau de maturidade;
  • A quantidade de líquido amniótico para a determinação de baixo teor de água e polidrâmnio (líquido amniótico excessivo);
  • Vasos do cordão umbilical (normalmente 3 vasos);
  • O comprimento do colo do útero, a largura do canal cervical.

Um dos indicadores mais importantes e esperados pelos futuros pais, que podem ser avaliados durante a 2ª ultrassonografia, é a determinação do sexo da criança. Mas, do ponto de vista médico, esse parâmetro não é obrigatório, com exceção dos casos de presença de doenças genéticas de gênero.

 

Terceiro Ultrassom Trimestral

A terceira ultrassonografia durante a gravidez é realizada entre a 30ª  e a 34ª semana de gestação, ela é principalmente impoetante para avaliar o crescimento e o desenvolvimento do feto e para diagnosticar malformações congênitas de início tardio.

Os indicadores a serem pesquisados  são:

  • Aparência do feto;
  • Fetometria (peso, tamanho dos membros, perímetro cefálico, estrutura dos órgãos internos, etc.);
  • Presença de emaranhamento do cordão umbilical;
  • Placenta (localização, estrutura, grau de maturidade);
  • Avaliação do estado do útero e do canal vaginal.

Nos diagnósticos de ultrassom modernos, existem mais 2 tipos de pesquisa que fornecem o quadro mais completo da condição do feto:

- Ultrassom Doppler  - usado para avaliar o fluxo sanguíneo estimado na artéria uterina e nas artérias umbilicais e no feto AGR. O exame permite identificar patologias da placenta (descolamento) e identificar um estado de hipóxia (falta de oxigênio) do feto.

- Ecocardiograma fetal (ultrassom do coração do feto) – este exame permite identificar, em tempo oportuno, defeitos cardíacos congênitos do bebê. É realizada no 2º trimestre da gravidez, a partir da 20ª semana.

O exame de ultrassom é seguro durante a gravidez?

O exame  é absolutamente seguro para o feto e para a gestante, podendo ser realizado quantas vezes o seu obstetra prescrever. A única questão é o momento, pois não é por acaso que há certas semanas de gravidez em que se recomenda fazer um exame.

Assim, gostaria de ressaltar que o exame ultrassonográfica pré-natal é uma etapa importante e segura de diagnóstico durante a gravidez, que fornecerá informações sobre o estado do feto e ajudará a identificar possíveis patologias.

Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre gestação e cuidados com o bebê, clique no link abaixo e conheça uma opção viável que vai te ajudar a entender melhor esta período e a cuidar melhor do seu bebê.

Preparando a Mamãe

Voltar para a categoria de Gestação

Leia também:

Curso para Gestantes

O conteúdo Tipos de Ultrassom para Gestantes aparece primeiro em Dicas Para Gestantes.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 7 segredos para um quarto do bebê perfeito

Cicatriz de Cesárea: Guia Completo

Como usar o teste de gravidez