Gravidez gemelar ou gravidez de gêmeos
Como é a gravidez gemelar - Antes de descrever o período de uma gravidez múltipla ou de gêmeos, deve-se notar que a gravidez tem características individuais para cada mulher. Não há recomendações universais que sirvam a absolutamente todas as grávidas com um feto ou com múltiplos. Por isso, neste artigo procuramos descrever os pontos gerais que são mais comuns e que devem ser observados nas gestantes.
[caption id="attachment_951" align="aligncenter" width="600"] gravidez de gêmeos[/caption]
Como saber se você está grávida de gêmeos.
Graças aos modernos métodos de diagnóstico, a gravidez múltipla é determinada facilmente mesmo nos estágios iniciais.
Primeiro, um médico pode diagnosticar gêmeos durante um exame de rotina - notando o rápido aumento no tamanho do útero ou ouvindo um batimento cardíaco duplo. Um especialista experiente pode diagnosticar gêmeos após a quarta semanas de gravidez.
Em segundo lugar, os gêmeos são diagnosticados durante um exame de ultrassom . Isso geralmente acontece após 12 semanas. Antes disso, a futura mãe só pode supor que está grávida de gêmeos com base no histórico familiar e na ocorrência frequente de gêmeos na família.
[caption id="attachment_1257" align="aligncenter" width="711"] Mais de 1000 Downloads Realizados. Baixe voce também![/caption]
Como é uma gestação gemelar?
Todos os estágios do desenvolvimento fetal na gravidez múltipla ocorrem do mesmo modo que com um feto único. Portanto, a futura mãe pode se concentrar no calendário habitual de uma gestação para saber em qual estagio está.
Porém, existem dois riscos principais que uma gestante de múltiplos deve levar em consideração: trata-se do aumento peso corporal da mãe, que pode aumentar de forma significativa da probabilidade de complicações durante a gestação e o parto e o aumento da pressão arterial que é um risco para qualquer gestante.
Uma grande carga para o corpo da mãe.
O fato de existirem dois fetos se desenvolvendo simultaneamente no ventre da gestante traz uma sobrecarga das suas atividades vitais. Eles exigem mais oxigênio e mais nutrientes que uma gestação de um único feto, sua atividade vital acelerada leva a um aumento da carga no sistema excretor. Qualquer infecção ou patologia cria imediatamente um risco para os três (ou mais) ao mesmo tempo, o que pode ser preocupante.
Portanto, durante uma gravidez múltipla, é especialmente importante que a mulher ande muito ao ar livre, coma direito e regularmente, monitore a higiene corporal e consulte um médico aos primeiros sinais de alerta.
Maior risco de complicações durante a gestação
Infelizmente, nem todas as mulheres conseguem manter um gravidez de gêmeos. Algumas complicações se tornam muito mais presentes neste estado de gestação. Abaixo destacamos as mais preocupantes:
- O parto prematuro é 7-10 vezes mais comum do que em gestações únicas;
- Pré-eclâmpsia (condição frequente e perigosa que se caracteriza pelo aumento da pressão arterial durante a gestação) - 2-5 vezes mais comum;
- Descolamento da placenta - 3 vezes mais presente em gestante de múltiplos:
- Anemia - 2-3 vezes mais comum:
- Polidrâmnio (líquido amniótico excessivo) - 3-5 vezes mais comum:
- Infecções do trato urinário - 1,4 vezes mais presente:
- Sangramento pós-parto – ocorre 2-4 vezes mais em grávidas de múltiplos:
- Retardo do crescimento de um ou mais fetos - 10 vezes mais comum:
- A morte de um ou mais fetos - 4 vezes mais:
- Diabetes gestacional - 2-3 vezes mais presente.
Em conexão com essas complicações, a taxa de mortalidade perinatal chega a ser até 10 vezes maior, a frequência de paralisia cerebral também aumenta muitas vezes, e tudo isso apesar da alta porcentagem de cesariana justificada.
Mas entendam, estes são dados estatísticos. Um pré-natal bem feito e criterioso associado a um bom cuidado com a saúde durante a gestação reduz muito todos estes riscos.
É necessária uma cesariana durante a gravidez gemelar?
Não. Como toda gestação, as indicações para cesariana são formadas após o exame feito pelo obstetra e levam em consideração muitos fatores, como:
- se o primeiro parto da gestante;
- qual é a forma da pélvis e sua capacidade de dilatação;
- qual é a posição dos fetos na hora do parto;
- qual é o estado de saúde da mãe;
- Como foi a gravidez?
Se todas essas perguntas forem respondidas satisfatoriamente, o parto normal pode ser recomendado. No entanto, a mulher em trabalho de parto está sob estreita supervisão e, em caso de risco a vida dela ou dos bebês, ela pode ser encaminhada para uma cesariana de emergência.
Conclusão.
Se você está grávida de gêmeos a primeira coisa que você deve lembrar é que a natureza é sábia, e que mesmo com um risco maior, o corpo da mulher foi moldado para suportar tal situação. Com cuidado, critério e calma você passará com facilidade por sua gestação e será a mãe de uma linda e grande família. Porém, se você sentir que algo está errado, não espere muito, vá ao seu médico de confiança e passe por uma consulta.
NOTA: Lembre-se, na dúvida procure orientação médica.
Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre gestação e cuidados com o bebê, clique no link abaixo e conheça uma opção viável que vai te ajudar a entender melhor esta período e a cuidar melhor do seu bebê.
Voltar para a categoria de Gestação
O conteúdo Gravidez gemelar ou gravidez de gêmeos aparece primeiro em Dicas Para Gestantes.
Comentários
Enviar um comentário