Você sabe o que é parto humanizado?

Você sabe o que é parto humanizado? A maioria das mulheres responderá que este é um parto normal realizado em casa e assistido por uma parteira. Mas essa resposta está parcialmente correta. O parto humanizado não é apenas mais uma opção de parto para as gestantes, ele é uma  prática que vai muito além do parto em si.

O principal objetivo do parto humanizado é promover um parto gentil a o menos traumatizante possível tanto para a mãe quanto para o bebê, com um mínimo de intervenção médica possível.

NOTAO parto humanizado é um modelo de parto centrado na mulher, que respeita suas escolhas e garante sua opinião neste momento tão pessoal”.

Como funciona um parto humanizado.

[caption id="attachment_912" align="aligncenter" width="600"]parto humanizado 

Parto Humanizado[/caption]

Nesse modelo de parto, a gestante decide todos os detalhes. Onde acontecerá o nascimento; seja em um hospital ou em sua própria casa; em que posição, se na banheira ou agachada; o que ela irá comer ou beber e quem a acompanhará durante o processo do parto; entre outras coisas. O importate neste tipo de parto é que a gestante é respeitada e escolhe o que considera mais importante para si mesma.

A Gestante não fica privada de procedimentos ou intervenções médicas durante o parto, mas ela, como protagonista deste momento, é quem deve concordar com a realização de qualquer procedimento médico necessário. Normalmente as mães recebem ajuda de um obstetra e de uma doula. Mas, tudo depende do desejo da Gestante.

O que é Doula

Uma doula é muito mais que uma parteira especializada em parto humanizado, o seu papel no processo de nascimento, é ajudar a mãe, tanto antes como durante o parto. A Doula apóia os pais (mãe e pai) física e emocionalmente e oferece medidas de conforto como massagem, água quente e outros tratamentos. Aqui, o pai também pode participar ativamente do parto, ajudando a mulher e dando-lhe todo o suporte de que ela precisa tudo supervisionado pela doula, além de manter um contato mais próximo com o bebê logo após o nascimento.

Os especialistas explicam que o parto humanizado tem várias vantagens sobre o parto normal convencional ou a cesariana. Ao nascer, o bebê tem uma transição mais tranquila e já está em contato com a mãe. Assim ele tem a oportunidade de sentir, cheirar e também mamar pela primeira vez, estabelecendo assim uma ligação inicial mais próxima da mãe, tão importante para o seu desenvolvimento futuro.

É importante ressaltar que todas as gestantes podem realizar o parto humanizado. Mesmo nos casos em que a cesariana seja necessária e corretamente indicada, a mãe pode receber esse atendimento a partir da intervenção dela, de seu companheiro e de sua doula junto à equipe médica do hospital.

[caption id="attachment_1257" align="aligncenter" width="711"]Papinha para o bebê Mais de 1000 Downloads Realizados. Baixe voce também![/caption]

Cesariana humanizada.

Essa prática também é chamada de cesárea natural, ou parto conjugal, e é muito benéfica para o bebê e para a mãe, aumentando o nível de satisfação (em geral) de toda a família.

Dada a elevada taxa de cesáreas realizadas no mundo foi ligado um alerta sobre os traumas psicológicos causados por cesarianas nas mães e nos bebês (separação dos filhos, solidão pós-intervenção, entre outros) e suas consequências.

Estudos mostram que se as cesarianas fossem usadas somente quando estritamente necessárias, haveria uma redução significativa no número deste tipo de intervenção.

A redução ou humanização deste procedimento poderia reduzir muito a quantidade de traumas causados. Devemos lembrar que uma gestação é um momento único que se repete muito poucas vezes na vida de uma mulher.

O que é uma cesariana humanizada?


Na cesárea humanizada, o bebê é colocado em contato com a mãe, pele a pele no momento seguinte ao seu nascimento, nem mesmo é levado para limpeza. Em todos os momentos, o tratamento é muito humano, sendo permitida a presença de um acompanhante da mãe, que ajuda a reduzir o estresse da gestante. (se você "fez" uma cesárea, provavelmente sabe o que é estar em uma sala de cirurgia sozinha sem um parceiro ou um rosto conhecido).

A amamentação começa quase que imediatamente. Em geral, tudo é muito mais tranquilo e natural. Outra característica desta cesariana é que ela se torna uma cirurgia menos invasiva, assim, as consequências para o bebê e para a mãe são minimizadas (lembramos que o trabalho de parto pode ser muito mais longo que uma cesárea).

Peça que sua cesárea seja humanizada.

Se for um parto planejado, você pode expressar seus desejos que este seja humanizado com antecedência, também é possível procurar por hospital que tenha em seu atendimento a opção de cesária humanizada.

Cada cesariana é diferente, mesmo no caso de uma cesariana de emergência (não programada), não há dois casos iguais. Às vezes, você pode não conseguir fazer uma cesariana humanizada como gostaria porque existem certos riscos para o bebê ou para a mãe que devem ser ponderados; mas pelo menos é bom que esta questão seja levantada abertamente e entre todos para que o parto seja o mais humano possível.

Conclusão

Não há limites para um tratamento mais humano e respeitoso, e esse deve ser um direito de todas as mulheres?  Sugerimos que a gestante converse com seu obstetra e com seu parceiro, e saiba quais as opções e direitos que ela tem durante o parto. Seu médico é a melhor pessoa para tirar as suas dúvidas, assim antes de tomar qualquer decisão sobre a forma do seu parto fale com ele.

NOTA: Lembre-se, na dúvida procure orientação médica.

Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre gestação e cuidados com o bebê, clique no link abaixo e conheça uma opção viável que vai te ajudar a entender melhor esta período e a cuidar melhor do seu bebê.

Preparando a Mamãe

Voltar para a categoria de Planejamento da Gestação

 O conteúdo Você sabe o que é parto humanizado? aparece primeiro em Dicas Para Gestantes.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 7 segredos para um quarto do bebê perfeito

Cicatriz de Cesárea: Guia Completo

Como usar o teste de gravidez