8 dicas para a pega correta na amamentação.

Algumas futuras mães acreditam que não é necessário preparar o seio para uma pega correta na amamentação, pois este é um processo natural. Outras, por sua vez, procuram se preparar com antecedência para que nada de errado ocorra. Afinal, devo me preparar para amamentar ou não? E se sim, como?

[caption id="attachment_977" align="aligncenter" width="600"]Pega na amamentação 

Pega na amamentação[/caption]

Se preperando para amamentar.

Quando nossas avós viviam em famílias grandes, elas viam como se dava o processo de amamentação observando as outras mulheres amamentando. Atualmente, muitas mães de primeira viagem não têm idéia de como amamentar adequadamente seus bebês e acabam mamilos rachados e doloridos. Para evitar que isso aconteça, as mamães precisam cuidar da preparação do seios para a amamentação com antecedência e adquirir habilidades que vão ajudar no processo.

Antigamente, os ginecologistas recomendavam que as futuras mamães massageassem as mamas para uma preparação para a amamentação. Hoje sabemos que isso não é uma boa prática, porque qualquer massagem e fricção no peito pode levar a um aumento do hormônio oxitocina, que muitas vezes contribui para as contrações uterinas que podem ser motivadores de um aborto espontêneo. Portanto, após 32 semanas de gravidez, é necessário realizar com muito cuidado qualquer manipulação da mama.

Há uma crença de que apenas as mulheres que têm mamilos planos ou invertidos precisam se preparar para a amamentação, na verdade todos as futuras mamães precisam. Mas se uma grávida tiver um formato de mamilo extremamente invertido, a massagem e os exercícios, serão inúteis.

Hereditariedade e sensibilidade da mama

Claro, a hereditariedade tem um enorme impacto na sensibilidade dos mamilos. É dessa sensibilidade que depende a predisposição para a amamentação através dos estímulos externos (o sugar e morder dos mamilos pelo bebê). Porem, se uma mãe grávida teve sensibilidade excessiva nos mamilos e rachaduras durante a amamentação, sua filha tem um risco aumentado de desenvolver a mesma condição. Mas se a futura mamãe tiver alguns cuidados com seu corpo, cuida de seus mamilos, levar um estilo de vida saudável, pode reduzir muito  a possibilidade de que isso ocorra.

[caption id="attachment_1257" align="aligncenter" width="711"]Papinha para o bebê Mais de 1000 Downloads Realizados. Baixe voce também![/caption]

8 regras para se preparar para uma pega correta.

  1. Determine a forma dos mamilos.

Para fazer isso, você precisa ir ao espelho, pegar o halo do mamilo e beliscá-lo entre o polegar e o indicador para que ele encolha um pouco. Se, com tal manipulação, o mamilo for puxado para dentro, significa que você tem o mamilo forma irregular. Você deve consultar um ginecologista e obter conselhos sobre como corrigir tal deficiência.

  1. Prepare os mamilos.

Se você tiver mamilos invertidos ou planos, é necessário fazer várias técnicas de massagem que ajudarão a corrigir e preparar os mamilos para a amamentação.

Três exercícios para mamilos planos ou invertidos

Tais exercícios são realizados não mais que 1 minuto.

Nota: Se a gestante tem uma ameaça de aborto espontâneo e parto prematuro, essas massagens são contra-indicadas.

Puxar levemente cada mamilo. É necessário pegar o mamilo entre os dedos e gentilmente, puxá-lo para fora.

Massagem de pinça. Sua essência é a seguinte, você precisa massagear cada mama com movimentos de pinça, sem tocar o mamilo e a aréola, para não estimular o colo do útero.

Role os mamilos entre os dedos gentilmente e sem compressão.

Nota: Se a massagem não deu resultados positivos, neste caso, compre um dispositivo especial para mamilos invertidos. Um sutiã é vendido em uma farmácia ou loja especializada, o que ajuda a corrigir a forma dos mamilos e esticá-los para a frente. Além disso, você pode comprar um corretor que tem o efeito de puxar os mamilos. Consulte seu ginecologista.

 

  1. Reduza a sensibilidade do mamilo antes do bebê nascer. Existem várias maneiras:

Substitua os sutiãs de tecidos mais ásperos por sutiãs mais delicados feitos de materiais respiráveis.

Periodicamente tire o sutiã e deixe os seios descansarem. Leva de 10 a 15 minutos para o peito descansar.

Faça uma massagem especial (aperte o mamilo, aperte-o e puxe-o gradualmente para a frente, como um bebê faz durante a alimentação).

  1. Siga as restrições especiais na preparação da mama para alimentação

Nunca pressione o peito, incluindo os mamilos, esfregue-os levemente  com uma toalha felpuda.

Não use sutiã com tecido grosso, caso contrário, irritação e rachaduras aparecerão nos mamilos mais cedo ou mais tarde.

Não use produtos cosméticos para cuidar dos mamilos sem a orientação do ginecologista.

  1. Procure vídeo sobre como realizar a pega corretamente da mama durante a amamentação, aprenda todos os tipos de formas de amamentar.

 

  1. Participe de cursos de amamentação.

Existem cursos presenciais e online que podem te ajudar muito tento na amamentação como em toda a gestação. Um que nos recomendamos é o curso Preparando a Mamãe, onde você vai encontrar informações importantes que vão ajudar você a ser a melhor mãe do mundo.

  1. Sintonize as emoções positivas e tenha certeza de que tudo vai dar certo e você conseguirá estabelecer a amamentação mesmo na ausência de experiência e mamilos invertidos.

 

  1. Lembre-se sempre que a lactação normal deve ocorrer sem o uso de alimentos complementares.

 

Dicas úteis para se preparar para a lactação

Ao tomar banho, tente evitar o sabonete nos mamilos e na aréola para evitar efeitos negativos na pele como rachaduras, descamação e irritação.

Compre um sutiã de amamentação especial para apoiar efetivamente seus seios e que seja feito de tecidos respiráveis ​​suaves e naturais.

Peça ao seu ginecologista que indique um cosmético adequado para os seios que evite rachaduras e ressecamentos mas que não seja prejudicial ao bebê.

Despeje água fria sobre o peito com uma diminuição gradual da temperatura para melhorar a circulação sanguínea.

Massageie o peito com movimentos suaves em círculo para aumentar o fluxo sanguíneo nas glândulas mamárias.

Conclusão

Você pode preparar rapidamente seus seios para a amamentação usando as dicas acima, mas se os problemas ainda aparecerem, pode haver problemas psicológicos envolvidos, talvez a mãe não tenha o desejo de amamentar ou tenha medo e incerteza em suas próprias habilidades em amamentar. Lembre-se de que toda mãe pode alimentar seu filho se desejar. Porém, se os problemas com a amamentação percistirem, o ideal é procurar  ajuda profissional. O seu obstetrar é a pessoa ideal para ajudar você neste momento.

NOTA: Lembre-se, na dúvida procure orientação médica.

Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre gestação e cuidados com o bebê, clique no link abaixo e conheça uma opção viável que vai te ajudar a entender melhor esta período e a cuidar melhor do seu bebê.

Preparando a Mamãe

Voltar para a categoria de Bebês rescém-nascidos

Leia também:

Curso para Gestantes

O conteúdo 8 dicas para a pega correta na amamentação. aparece primeiro em Dicas Para Gestantes.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 7 segredos para um quarto do bebê perfeito

Cicatriz de Cesárea: Guia Completo

Como usar o teste de gravidez