Gravidez Psicológica e Gravidez Real, Principais Diferenças

Uma gravidez psicológica é uma condição caracterizada por sinais de gravidez, porém sem a existência de uma gravidez real. Esse distúrbio psicológico é o resultado do desejo intenso da mulher em ter um bebê, ou de modo inverso do medo da gravidez e do parto. Normalmente este distúrbio psicológico se desenvolve a partir de distúrbios hormonais e doenças nervosas como a neurose e a depressão.

Principais sintomas e diferenças.

[caption id="attachment_1003" align="aligncenter" width="600"]gravidez psicológica gravidez psicológica[/caption]

Uma gravidez psicológica é acompanhada por sintomas característicos de uma gravidez normal, porém sem a existência de um feto ou de um óvulo fecundado.

Seus principais sintomas são:

  • Interrupção da menstruação;
  • Mudanças de humor;
  • Aumento das glândulas mamárias;
  • Surgimento de náuseas e vomito;
  • Aumento da circunferência abdominal;
  • Sensação de movimento dentro do abdômen com se o feto estivesse se movendo;
  • Desenvolvimento de colostro secretado pela mama.

Como podemos ver, estes sintomas são, basicamente os mesmos de uma gravidez real, o que aumenta ainda mais a sensação de mulher de estar grávida.

[caption id="attachment_1257" align="aligncenter" width="711"]Papinha para o bebê Mais de 1000 Downloads Realizados. Baixe voce também![/caption]

Causas da Gravidez psicológica.

Um grande causador do aparecimento dos falsos sintomas de gravidez é desempenhado pelo estado psicológico da “grávida”. Abaixo algumas das razões para o surgimento destes sintomas:

  • Culpa, por motivos morais ou religiosos, por ter uma vida sexual;
  • Depressão causada  por inúmeras tentativas falhas de engravidar;
  • Necessidade inerente de salvar seu casamento;
  • Morte prematura do conjugue;
  • Estar vivenciando a morte precoce de um filho;
  • Uma parente ou amiga próxima está grávida;
  • Medo do parto

Alguns fatores fisiológicos também podem influenciar. Desequilíbrio hormonal. Variações no sistema endócrino podem levar à amenorréia (o desaparecimento da menstruação por seis ou mais meses)o que pode levar uma mulher a achar que esta grávida, desencadeando a gravidez psicológica.

Tumores nos órgãos pélvicos e pensamentos obsessivos sobre o ter outro filho também podem ser causar existentes.

Em ambos os casos, os especialistas observam distúrbios no funcionamento do sistema nervoso central e desequilíbrio hormonal.

Qual a duração de uma gravidez psicológica?

Curso Preparando a mamãe

Uma gravidez imaginária pode durar de 3 a 4 meses. Em casos excepcionais, em até sete meses em situações em que a mulher se recuse a aceitar o diagnostico de sua condição.

Como saber se minha gravidez é real ou psicológica?

Os métodos modernos para detecção da gravidez permitem confirmar ou refutar as suspeitas de uma mulher em questão de minutos. Os testes de gravidez mais modernos usam a gonadotrofina coriônica humana (hCG) como agente qualificados, este hormônio, que começa a ser produzido ativamente a partir do 2º dia após a implantação de um óvulo fertilizado, só está presente em uma gravidez real. No entanto, em alguns casos, os testes de gravidez podem dar falsos positivos, assim, em caso positivo recomenda-se repetir o teste.

Abaixo algumas situações onde o teste de gravidez pode dar falso positivo:

  • Se o teste estiver com defeito;
  • Se, após uma interrupção recente da gravidez, o tecido embrionário permanecer no útero;
  • Se uma mulher toma medicamentos para fertilidade contendo hCG;
  • Se uma mulher tem algum tipo de tumores uterino.

Assim uma gravidez psicológica pode dar positivo em um exame de sangue.

Para um diagnóstico mais preciso, é recomendável consultar um ginecologista, que executará uma série de exames que confirmarão a gravidez. Seguem abaixo alguns deles:

Exame de sangue para detecção de hCG. O exame laboratorial elimina o erro. Com a ajuda da análise, você pode descobrir a concentração de hCG e a idade gestacional exata.

Diagnóstico por ultrassom. Permite detectar a gravidez, a partir de 3-4 semanas.

Após o diagnóstico de uma gravidez psicológica

Se a causa dos sintomas gravidez for um distúrbio psicológico, a ausência de gravidez pode ser um choque para a mulher. Portanto, durante a consulta após os resultados do exame, o médico deve mostrar o máximo de tato. Uma mulher grávida psicológica deve entender e aceitar o fato de que está enganada.

Depois disso, as falsas sensações da gravidez devem desaparecer. Se isso não acontecer, pode ser necessária a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Porém, se os sintomas de uma falsa gravidez são provocados por fatores fisiológicos, a paciente precisa passar por um exame adicional e descobrir a causa exata de sua condição.

Em caso de desequilíbrio hormonal, os especialistas recomendam um tratamento com contraceptivos orais combinados (COCs). Eles normalizam o nível de hormônios no sangue e o ciclo menstrual.

Uma gravidez psicológica pode se repetir, mas na grande maioria dos casos, esta condição não se repete. Normalmente uma gravidez que ocorre após uma gravidez psicológica acaba sendo real.

Conclusão.

Por mais que aparente ser uma situação normal, a gravidez é um estado extremamente complexo que requer cuidados e avaliações médicas. Se você, por algum motivo acha que pode estar com uma gravidez psicológica ou conhece alguém que pode estar neste estado, procure orientações médicas ou psicológica, só eles podem ajudar.

NOTA: Lembre-se, na dúvida procure orientação médica.

Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre gestação e cuidados com o bebê, clique no link abaixo e conheça uma opção viável que vai te ajudar a entender melhor esta período e a cuidar melhor do seu bebê.

Preparando a Mamãe

Voltar para a categoria de GESTAÇÃO

Leia também:

Curso para Gestantes

 

O conteúdo Gravidez Psicológica e Gravidez Real, Principais Diferenças aparece primeiro em Dicas Para Gestantes.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 7 segredos para um quarto do bebê perfeito

Cicatriz de Cesárea: Guia Completo

Como usar o teste de gravidez