Grávida pode Fazer Tatuagem?
Existem muitas restrições associadas à gravidez e ao parto – algumas delas desatualizadas e sem sentido, outras baseadas em justificativas científicas e preocupação com a saúde da mãe e do filho.
Uma das mais comentadas e preocupantes nos dias atuais é sobre as tatuagens, mais precisamente se é perigoso fazer uma tatuagem no período de gravidez e amamentação. Se você está grávida ou amamentando e decidiu fazer uma tatuagem, leia este material primeiro.

Você pode fazer tatuagens durante a gravidez?
Os médicos não recomendam fazer tatuagens enquanto você está esperando um bebê. Em primeiro lugar, porque há muito poucas evidências sobre como as tatuagens afetam o corpo de uma mulher grávida e do feto. Em segundo lugar (e este é talvez o principal motivo) – porque o processo de tatuagem está associado ao risco de contrair infecção pelo HIV, bem como hepatite B e C. Além disso, se uma mulher contraiu uma doença perigosa pouco antes ou durante a gravidez, as opções para o seu tratamento serão limitadas, o que também é indesejável.
Posso fazer uma tatuagem durante a amamentação?
E aqui a resposta também não é animadora: se você está planejando uma gravidez ou já deu à luz e está amamentando, é melhor adiar a visita ao estúdio de tatuagem para mais tarde. De acordo com a ginecologista e obstetra Dra. Maria do Carmo Silva, o período ideal após o qual você pode pensar em uma nova tatuagem é um ano após o parto.
Segundo ela, esse período se explica não só pelos possíveis riscos à saúde, mas também pela preocupação com o lado estético da questão. “Durante a gravidez, ocorrem muitas mudanças no corpo feminino, principalmente na pele, que fica esticada pelo acumulo de líquidos”, A Dra Maria do Carmo ainda explica: “Inicialmente, a tatuagem vai ficar boa, mas depois pode ficar borrada ou desigual quando a mamãe voltar a sua forma normal – principalmente naqueles locais que aumentam muito durante a gravidez.”

E se eu fizer uma tatuagem e descobrir que estou grávida?
Se acontecer de você fazer uma tatuagem e depois descobrir que estava esperando um bebê, não entrar em pânico, o corante não entra na circulação sanguínea e a agulha penetra apenas alguns milímetros na pele. Sem dúvida, uma tatuagem não planejada durante a gravidez é um bom motivo para fazer o teste de possíveis infecções, mas provavelmente não será capaz de prejudicar o feto.
Já tenho uma tatuagem, isso pode ser um problema?
Há um mito de que tatuagens anteriores a gestação podem ser prejudiciais. E aqui podemos dizer honestamente – isso é somente um mito! As tatuagens feitas antes da gestação não afetam o curso da gravidez e o desenvolvimento do feto.
Porém se sua tatuagem precisar de algum retoque ou alteração é melhor esperar um pouco. Assim, ao término da amamentação, você pode visitar seu tatuador e retocar ou acrescentar novas imagens a sua tatuagem.
O que fazer então enquanto não posso fazer a tatuagem?
Durante o período de gravidez e a amamentação, você pode passar um tempo escolhendo o desenho desejado ou escolhendo um estúdio de tatuagem e um tatuador que a tatuará no futuro.
Olhe para isso de um ponto de vista positivo – você tem tempo livre suficiente pela frente para fazer sua escolha com calma e, após o nascimento e o desmame de seu bebê, finalmente você poderá fazer a tatuagem desejada e não se preocupar mais com consequências desagradáveis!
Conclusão
Em geral, se você decidir decorar seu corpo com uma nova tatuagem é melhor esperar até você dar à luz e começar a desmamar parcialmente o bebê (ou já desmamar totalmente). Isso será mais seguro para você, para a criança e para a própria imagem que você deseja tatuar.
NOTA: Lembre-se, na dúvida procure orientação médica.
Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre gestação e cuidados com o bebê, clique no link abaixo e conheça uma opção viável que vai te ajudar a entender melhor esta período e a cuidar melhor do seu bebê.
Voltar para a categoria de Planejamento da Gestação
O conteúdo Grávida pode Fazer Tatuagem? aparece primeiro em Dicas Para Gestante.
Comentários
Enviar um comentário