Higiene intima na gravidez

O tema não é tão simples como pode parecer à primeira vista. As sutilezas que devem ser levadas em consideração ao cuidar das partes íntimas do corpo tornam-se ainda mais importantes durante a gravidez (afinal, o corpo da gestante é especialmente vulnerável). Em nosso artigo traremos alguma dica para a sua Higiene intima na gravidez.

[caption id="attachment_1369" align="aligncenter" width="600"]higiene intima gestante higiene intima na gestação[/caption]

Escolhendo produtos de higiene

O fato de o equilíbrio ácida-base de nossa pele ser neutro, como explica este artigo da sociedade brasileira de dermatologia, nos faz pensar que todas as áreas de nossa pele têm o mesmo ph e que podemos usar os mesmos produtos para todo o corpo, o que não é verdade. Os produtos de higiene íntima feminina devem ter um ph um pouco mais ácido, próximo ao ph encontrado na vagina, que fica entre 3,8 a 4,5. Os sabonetes ou géis de banho comum torna o equilíbrio das áreas íntimas mais alcalino, o que pode contribuir para o desenvolvimento de  bactérias causadoras de várias doença. Assim é importante escolher bem o tipo de produto de higiene intima que vamos usar, e na gravidez isso é ainda mais importante.

Produtos para higiene

carrinhos de bebê

produtos para estrias

Cuidados ao fazer sua higiene

Devemos nos lavar sempre "da frente para trás" para evitar que aja a contaminação de bactérias do ânus para a vagina. Existem varias bactérias que vivem em nossos intestinos que não nos causam mal, porem se estas mesmas bactérias passarem para a região vaginal podem causar infecções graves.

Nota: A toalha destinada a cuidados íntimos deve ser utilizada apenas pela seu proprietária.

Se você usa absorventes íntimos, é melhor optar por absorventes sem perfume durante a gravidez (para reduzir o risco de alergias). Eles precisam ser trocados a cada 2-3 horas: o corrimento vaginal é um excelente terreno fértil para patógenos.

[caption id="attachment_1257" align="aligncenter" width="711"]Papinha para o bebê Mais de 1000 Downloads Realizados. Baixe voce também![/caption]

Escolhendo as roupas íntimas

É melhor para uma futura mãe dar preferência a roupas íntimas feitas de materiais naturais - elas permitem que a pele delicada da vagina respire e não criem condições para o desenvolvimento de bactérias nocivas. As calcinhas muito cavadas, devem ser evitadas pois elas tendem a escoria um pouco a pele, contribuindo para a “transferência” de bactérias nocivas do ânus para o trato genital da gestante (por exemplo, ao caminhar) .

Conclusão.

Para gestantes, essas regras são especialmente relevantes, pois a cavidade uterina em que o embrião "vive" deve ser totalmente estéril, para que bactérias ou vírus perigosos não interfiram na saúde do embrião em desenvolvimento.

A gestação é um período de muito cuidado, Vemos constantemente grávidas protegendo suas barrigas de impactos físicos, o que é louvável e recomendável, mas outros cuidados também devem ser tomados, o cuidado com a higiene é um deles. Por isso, se você esta grávida reveja seus cuidados íntimos, isso vai trazer mais segurança para você e para seu bebê.

NOTA: Lembre-se, na dúvida procure orientação médica.

Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre gestação e cuidados com o bebê, clique no link abaixo e conheça uma opção viável que vai te ajudar a entender melhor esta período e a cuidar melhor do seu bebê.

Preparando a Mamãe

Voltar para a categoria de Planejamento da Gestação 

Leia também:

Curso para Gestantes

O conteúdo Higiene intima na gravidez aparece primeiro em Dicas Para Gestante.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os 7 segredos para um quarto do bebê perfeito

Cicatriz de Cesárea: Guia Completo

Como usar o teste de gravidez